Joel Greenblatt é uma lenda do investimento em Ações, seu Gotham Capital rendeu uns 40% ao ano por 20 anos (1985 a 2005), sua famosa “fórmula mágica” rendeu mais de 20% ao ano em todos os testes feitos em vários países.
Em 2005, cerca de 200 felizardos tiveram a sorte de assistir uma palestra de Greenblatt em NY, quando ele explicou suas ideias e como chegou nelas, depois isso virou alguns livros, mas a palestra apresentou tudo de forma prática e fácil de entender.
Segue um resumo divulgado da palestra, com breves comentários conectando com nosso tripé (crescimento, rentabilidde e momentum). Sinceramente, usando as ideias da primeira parte, é quase impossível perder dinheiro em bolsa de valores. Boa leitura!
Obs.: meus comentários estão entre aspas e em negrito, deixei o resumo intacto.
Processando dados, buscando fórmulas mágicas
Durante seus anos na Wharton, Joel Greenblatt inseriu manualmente dados de ações com base em 9 anos de Guias de Ações do S&P e criou seu próprio banco de dados para pesquisa.
Limparam os dados eliminando certas coisas. Agora eles usam o banco de dados Compustat. Richard Pzena descobriu como inserir esses dados nos mainframes da Wharton Business School. Naquela época, os computadores eram do tamanho de duas salas de conferência.
(Esse é um dos relatos mais antigos que encontrei sobre investimento em fatores, principalmente na prática, ele ter todo esse sucesso partindo desse início é um dos motivos do porquê me interessei pelo assunto e adotei a ideia.)
Comprar ações baratas funciona ao longo do tempo
Na década de 70, eles testaram a Fórmula Net-net de Benjamin Graham e descobriram que escolher ações abaixo do valor de liquidação funcionava bem.
Nem todas as ações baratas tiveram um bom desempenho individualmente, mas como uma cesta, elas se saíram bem.
No entanto, esses tipos de oportunidades estão praticamente extintos no mercado atual (começo dos anos 2000). Muitos outros estudos mostraram que a estratégia de comprar empresas baratas funciona ao longo do tempo.
(Lembre-se que esse negócio só piorou de lá pra cá, os últimos 15 anos foram difíceis para investidores que tentaram só comprar pechinchas, o aumento de liquidez e de velocidade nos mercados parece dificultar cada vez mais para essa estratégia.)
Buffettizado: Comprando "barato" e "bom"
Começando como um investidor de valor inveterado, Greenblatt foi "Buffettizado" no início dos anos 90. Por que não procurar os bons entre as empresas baratas?!
Greenblatt diz que não percebeu que tentar encontrar empresas boas e baratas, em vez de apenas as baratas, era tão importante até a década de 1990. Enquanto Graham procurava empresas extremamente baratas, Buffett queria apenas as boas.
O amigo de Greenblatt, Richard Pzena, continua empenhado em comprar empresas em dificuldades a preços irrisórios, a abordagem da bituca de charuto. Você vê uma bituca de charuto flácida em uma esquina suja de Wall Street. Você a pega e dá uma última tragada, que não é muito saborosa. O ato não é elegante, mas é de graça (risos).
(Não é à tôa que quase nenhum investidor ouviu falar de Richard Pzena, mas todos já ouviram falar de Charlie Munger, a quem Buffett atribui a ideia de focar nas melhores empresas, mesmo que não fosse comprar elas por preços muito baixos.)
A fórmula mágica nasceu
Ao combinar Graham e Buffett, a fórmula mágica de Joel Greenblatt é um sistema computadorizado para investir em boas empresas cujas ações estão baratas.
Boas empresas = Alto retorno sobre capital (ROC definido como lucro operacional dividido pelo capital de giro líquido mais ativos fixos líquidos).
Ações baratas = Alto rendimento de lucros (Rendimento de lucros definido como lucro operacional antes dos impostos dividido pelo valor da empresa).
ROC EBIT/(Capital de giro líquido + Ativos fixos líquidos)
Rendimento dos lucros = EBIT/(Valor da Empresa)
Se o capital de giro líquido for negativo, use zero.
Aqui, o EBIT é o lucro dos últimos 12 meses antes de juros e impostos (EBIT).
Duas questões principais abordadas por suas fórmulas mágicas: (1) Qual é o retorno sobre o preço que você pagou? (2) Qual é o retorno sobre o capital que a empresa está investindo?
(pessoal da QuantBrasil facilita pra gente, link: Magic Formula no Brasil; perceba que isso é basicamente filtrar empresas mais rentáveis negociando em bolsa de valores, que é justamente no nosso primeiro filtro do tripé)
Modelo "Não se Esforce Muito" de Greenblatt
Compre as 30 empresas mais bem classificadas e mantenha-as por um ano. Gire o portfólio no final do ano para comprar uma nova lista das 30 ações mais bem classificadas com base em um ano de novos dados financeiros.
É interessante notar que mais ações foram calculadas em períodos contínuos de um ano, em vez de períodos de dois anos. Talvez o período em que uma ação de valor permanece desconhecida esteja sendo encurtado para um ano, à medida que mais e mais pessoas começam a pesquisar por ações de valor.
Além disso, após um ano, você recebe um conjunto completo de novos dados de ganhos. Seria um bom momento para executar os rankings novamente.
Vender sempre foi difícil. Outro dia, Greenblatt e seus sócios continuaram falando sobre as ações que tiveram uma grande movimentação após serem vendidas pelo valor intrínseco. Para eliminar as incertezas e dificuldades da venda, foi escolhido um período de retenção de um ano. "Eu chamo isso de Modelo Sem Tentar Muito (risos). Meu mantra é manter as coisas simples", disse Greenblatt.
Venda se encontrar algo ainda mais barato. "Nunca dominamos a arte de vender. Somos uns idiotas no assunto", confessou Joel.
(usei gráfico da Meta porque é o exemplo perfeito do que acontece dentro da estratégia, o rendimento da ação vencedora sobe muito com o preço caindo desse jeito e a recuperação paga muito bem, por isso a estratégia é vencedora.)
A mágica de 30,8% ao ano por 17 anos
A fórmula mágica funciona! Usando ações de todos os tamanhos, produziu um retorno anual de 30,8% em 17 anos. Usando apenas as 1.000 maiores ações, rendeu de 22,9% a.a.
O portfólio barato também tende a ter menos volatilidade. A fórmula mágica supera o mercado 96% das vezes.
Obtenha uma lista das empresas mais bem classificadas com base no alto retorno sobre o capital e alto rendimento de lucros.
Invista 1/3 ou 1/5 do seu dinheiro em 5 a 7 empresas de alto nível a cada 2 ou 3 meses. Após 9 a 10 meses, monte um portfólio de 20 a 30 ações. Venda cada ação após mantê-la por um ano. Reinvista os lucros em novas empresas de alto nível. Mantenha esse sistema simples e mecânico por pelo menos 3 a 5 anos para dar à fórmula mágica uma chance de funcionar.
(Aqui está meu ponto para juntar momentum ao tripé, o mercado é volátil e cíclico, essa gestão é necessária para otimizar os resultados, essa dinâmica que ele propõe é tão importante quanto a seleção de negócios que tem boa rentabilidade.)
(Essa foi a primeira parte que citei, qualquer pessoa com bom senso e disciplina consegue fazer isso, e foi boa parte do resultado dele, daqui pra frente ele aprofundou como chegou a 40% de resultado ano, indo mais fundo na análise dos negócios, procurando situações especiais, que fica para o texto de amanhã.)