O POTUS tardou, mas não falhou, como o Paulo Guedes avisou no começo do ano, ele começou com México, Canadá e Colômbia, mas a nossa hora ia chegar, foi certeiro, como é de seu costume, demorou mas as tarifas chegaram, e foi com força, 50%.
Na última quinzena tivemos uma queda de -0,96%, contra queda de -0,22% no BOVA11, alta de 0,72% do DIVO11 e queda de -1,88% do SMAL11, 0,64% de 120% CDI e 0,48% de um IPCA+6%; a Casa Branca estragou a semana, estava muito bem antes.
Desde o início, estamos com alta de 15,51%, contra 7,03% do BOVA11, 8,12% do DIVO11, 11,25% do SMAL11, 4,23% de 120% CDI e 3,08% de IPCA+6%. Segue atualização da carteira e comentário sobre a tarifa contra o Brasil e como isso afeta nossos mercados no curto e longo prazo. Boa leitura!
Principais movimentos
Os irmãos Dumoncel, da TTEN3, que foi a nossa pior detratora na quinzena, justo quem mais sofre com as tarifas. Tinha outra Ação na carteira que exporta bastante, mas curiosamente ela subiu nessa quinzena, mercado no curto prazo é imprevisível.
O que não surpreendeu foram as que mais contribuíram, porque MDNE3 (+6,08%) e LAVV3 (+4,55%) não só não exportam pro EUA, como vendem principalmente para clientes que não sofrem quase nada com essa tarifa, pelo menos no curto prazo.
Para a próxima quinzena, vamos com as 10 maiores posições com 74% do total, as 6 maiores tem 49% e as três maiores são 26%. Se eu achasse que o governo brasileiro tivesse como escalar esse negócio das tarifas, sugeriria fazer alguma caixa, mas deixa eu explicar melhor sobre isso no curto e longo prazo.
A tafira, o BRICS e o futuro do Brasil
Vou ser direto, essa tarifa era questão de tempo, como o Guedes avisou, parte do que o próprio Trump já queria fazer, mas o tamanho foi acima do esperado, o que deve ter sido por conta da dupla na imagem, a cara do Brasil do passado.
Celso Amorim é uma das mentes diplomáticas mais nojentas do planeta, é quem lidera as relações do PT com ditaduras e terroristas, o BRICS para essas criaturas não passa de uma oportunidade de capitalizar a narrativa anti-Ocidente que eles adoram.
Essas pessoas são as principais culpadas tanto pela tarifa alta dessa semana quanto pelo Brasil não fazer parte da OCDE, o que nos condena a um atraso econômico crônico por ficar de fora de grande parte do fluxo de investimentos diretos no mundo.
Se eles conseguirem continuar com a agenda maluca deles, nós sofreríamos com mais tarifas e com mais falta de fluxo de investimentos pra cá, mas acredito que o Brasil está mudando, está sendo empurrado para uma sociedade mais aberta.
Pode parecer loucura vendo o STF tão “proativo” politicamente, mas isso é reação da burocracia a um movimento muito maior e mais forte, que é a descentralização de poder e riqueza que a internet, as redes sociais e seus efeitos de segunda ordem trouxeram nos últimos anos, isso vai ser decisivo no curto e no longo prazo.
No passado, o governo conseguiria controlar a narrativa com a mídia e escalar essa questão da tarifa, mas agora isso é impossível, a sociedade reagiu rapidamente e a tendência clara já é de sentarem para negociar, mesmo relutantemente.
É óbvio que as demandas da carta do Trump não serão atendidas, nem ele mesmo acredita nisso, mas o governo brasileiro vai ceder o que eles realmente querem, que ainda não está claro agora, como deveria ser em negociações tão importantes.
Em um mundo cada vez mais globalizado, uma democracia tende a ser cada vez mais aberta e próspera, é por isso que o Brasil fez as reformas dos últimos anos, é por isso que agora vemos um Congresso mais dividido, é por isso que temos uma polarização tão escancarada, isso é normal em uma democracia pujante.
O futuro do Brasil, em curto prazo, é negociação e redução das tarifas, em linha com o que aconteceu com Colômbia, México e etc, enquanto em longo prazo, é continuarmos vendo reformas econômicas sendo aprovadas, o país se integrando no comércio global por “livre e espontânea pressão” de fora, uma hora o preço converge.
É por isso que nós devemos continuar comprados. Segue a carteira atualizada.
Obs.: pra não dizer que esqueci dos Bolsonaros, Trump está usando eles pra pessionar o governo brasileiro, em vez de atacar diretamente o BRICS, o que poderia prejudicar negociações mais importantes com Índia, China e Rússia, ele apertou no calo do Lula.
Carteira para a quinzena de 11/07/2025 a 25/07/2025
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Fred para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.