Esse é Lars Fruergaard, o CEO demitido da Novo Nordisk, que foi nossa principal detratora da carteira na última quinzena, com a Stock caindo 14%.
Na última quinzena nossas BDRs caíram -0,39%, contra alta de 2,24% do IVVB11 e de 1,47% do WRLD11. O dólar caiu -1,21%. Desde o início, subimos 5,65%, contra 8,13% do IVVB11 e 7,55% do WRLD11.
As Stocks subiram 1,68%, contra alta de 3,28% do SPX e de 2,18% do URTH. Desde o início subimos 14,86%, contra alta de 15,10% do SPX e de 14,75% do URTH.
Segue a atualização da carteira e um comentário sobre a Pax Americana depois do desfecho da Guerra dos 12 dias, a fim de contextualizar nossa visão de longo prazo e afastar conversas estranhas sobre terceira guerra mundial, boa leitura!
Principais movimentos
A liderança da Insulet (PODD), que foi a nossa maior discrepância entre as BDRs e as Stocks, a primeira caiu 10% e a segunda subiu 2,75%, como já disse, faz parte.
MELI e DOCS foram as que mais contribuíram para o resultado da quinzena, só a Novo Nordisk que decepcionou realmente. Os índices andaram bem com as big techs avançando, nossa carteira diversificada ficou para trás.
Para a próxima quinzena, vamos com as 10 maiores posições com 72% do total, as 6 maiores tem 47% e as duas maiores são 18%. Segue um comentário a conclusão sobre o conflito no Oriente Médio e a atualização da carteira.
A Pax Americana e a Guerra dos 12 dias
Pedi para o Grok fazer essa lista de fundos soberanos do Oriente Médio para lembrar de um detalhe pouco comentado mas muito importante sobre a Guerra dos 12 Dias.
Se você fizer uma pesquisa sobre os investimentos que esses fundos fizeram nas últimas 2 décadas, vai perceber que eles se espalharam pelo mundo, mas principalmente pelo Ocidente, se integrando nas maiores economias do planeta.
Isso tem tudo a ver com a Pax Americana, a ordem global que vem desde a queda do Muro de Berlim, que parecia que estava se extinguindo, mas ainda precisa ser respeitada, como bem mostrou o Trump nessa Guerra dos 12 Dias.
Os soberanos que comandam esses fundos surfam a Pax Americana como poucos, enriqueceram além de seus melhores sonhos e estão firmementes alinhados com a Casa Branca, não vão correr o risco de serem perseguidos como os oligarcas russos.
Muito pelo contrário, estão promovendo a pacificação do Oriente Médio, se afastando de terroristas e extremistas, aproveitando e multiplicando suas riquezas, que dá muito mais fruto do que ficar guerreando com seus vizinhos.
Se forem bem sucedidos, isso é mais uma ascenção de renda per capita em uma região com 500 milhões de habitantes, mais espaço para empresas globais, mais investimentos e mais crescimento para a economia global.
Não tem espaço para uma terceira guerra mundial se o Oriente Médio está alinhado com a Pax Americana, amarrados por vastos investimentos no Ocidente, o que há é espaço para continuidade do desenvolvimento econômico. Pense em longo prazo!
Carteira para a quinzena de 27/06/2025 a 11/07/2025
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Fred para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.