O que a "Rainha da Internet" pensa sobre a tendência de IA
Resumo comentado de relatório da BOND
Essa é Mary Meeker, famosa “Rainha da Internet”, por ter liderado IPO de Netscape e Google, além de publicar o “The Internet Report”, que foi uma espécie de guia para investidores no primeiro mercado de alta da internet.
Ela é fundadora e CEO da BOND, uma empresa global de investimentos em tecnologia, que participou diretamente da formação de Airbnb, AlphaSense, Applied Intuition, Canva, DocuSign, DoorDash, KoBold Metals, Meta (Facebook), Instacart, Peloton, Plaid, Revolut, Slack, Spotify, Square, Stripe, Twitter, Uber e VAST Data.
Dia 30 de maio a BOND publicou um relatório de 340 páginas sobre Inteligência Artificial, baseado em dados e insights de uma ampla gama de fontes, incluindo empresas públicas e privadas, empresas de pesquisa de mercado e agências governamentais, segue o link para o estudo e um resumo com imagens do que achei mais relevante, fechando com reflexão importante, boa leitura!
Link: Trends Artificial Intelligence
Vai mudar mais rápido do que imaginamos…
Em 2 anos o ChatGPT tem mais buscas do que o Google conseguiu em 11, a velocidade de adoção de IA é espetacular, se ficamos com a impressão que o mundo mudou muito nas últimas décadas, parece que as próximas serão inimagináveis.
A evolução da computação é impressionante quando vista dessa forma, a última geração chegou a 2/3 da população global, a próxima deve superar, imagine quantos robôs podemos usar no nosso dia a dia, imagine quanto poder computacional, estrutura de transmissão de dados e energia vamos precisar para fazer isso.
No momento, só podemos imaginar qual a potencial de um movimento dessa magnitude, em 6 anos o número de desenvolvedores no ecossistema da Nvidia em IA multiplicou por 6, na Google por 5. É óbvio que, assim como nas outras grandes inovações, vamos exagerar na alocação de recursos, mas parece que estamos apenas no começo dessa onda de inovação que parece uma quarta revolução industrial.
Crescimento sem precedentes
Metade das maiores empresas do mundo já falam sobre IA em seus resultados trimestrais, esse número era só de 10% em 2023. Como o Huang falou ano passado, IA vai alcançar quase tudo, então está todo mundo se mexendo para aproveitar.
Tudo começa pela infraestrutura, que é justo onde a gente deve exagerar em algum momento, o crescimento dos últimos 2 anos em construção de datacenters é enorme e não parece que vai parar, pelo contrário, vamos precisar de muito mais.
E do jeito que vai, parece que a quantidade de energia necessária para atender IA também vai ser algo difícil de imaginar, já que isso é perene e demanda estabilidade e preços baixos, se mudar a fonte já era difícil, agora parece impossível.
Mais acessível do que se espera
A despeito do que seria esperado vendo os investimentos massivos que estão sendo feitos, o custo para colocar um modelo de IA de pé está despencando rapidamente, muito mais rápido do que as inovações do passado.
O custo baixo está abrindo mercado pra desenvolvedores de todos os tamanhos, atuando em diversas plataformas, esse mesmo efeito da imagem tem nas outras plataformas, essa diversificação deve acelerar inovações em todos os setores.
Ainda não ficou claro como será a lucratividade dos modelos de IA, na verdade parece cada vez mais que pode ser uma commoditie, mas com tantas inovações em tantas áreas, em algum momento ficará mais claro de onde virá a lucratividade, por enquanto o certo é que vamos ter um boom de produtividade em quase todas os setores.
Quem serão os novos vencedores?
Acompanhando notícias sobre IA a gente quase sempre encontra um desses nomes, o risco disso é achar que dessa vez novamente vai prevalecer a ideia de que “o vencedor leva tudo”, na verdade estão acontecendo inovações em tantas frentes que é difícil acompanhar tudo, mas a velocidade do crescimento vai ser velocidade de disrupção!
Naturalmente, incumbentes tem uma vantagem por já serem empresas consolidadas e com muita lucratividade, assim como a Microsoft pode integrar seu Copilot no ecossistema que alcança 400 milhões de usuários pagantes, a Google está desenvolvendo chips que substituem os GPUs da Nvidia em funções importantes.
Mas novas empresas solucionando problemas bem específicos estão crescendo rapidamente com modelos de assinatura, aproveitando o baixo custo (que continua caindo) para desenvolvimento de soluções para os diversos problemas e otimizações que podemos empreender na vida humana atual, impossível dizer quem vai vencer.
A geopolítica com IA
A percepção do pessoal de tecnologia é de que a corrida de IA está para o momento atual como a corrida espacial esteve para a Primeira Guerra Fria, ou seja, é uma questão de nacionalismo vencer mais essa guerra que saíram atrás. Vão conseguir?
Apesar de saírem atrás nos robôs industriais, em LLMs o quadro é mais parecido com o de redes sociais e plataformas de ecommerce, com chineses bloqueando o acesso a empresas ocidentais, mas isso pode mudar já que isso ainda está em desenvolvimento.
Mas assim como em outras áreas, por estarem adotando as inovações enquanto enriquecem, chineses tem mais facilidade de se adaptar ou de adotar inovações, o que pode representar uma vantagem em algo que depende da geração e análise de dados.
O potencial é gigantesco
A Waymo, de carros autônomos, dominou 27% das corridas pagas de São Francisco em apenas 20 meses, o fundador do Uber acha que em 15 anos os robôs serão melhores do que os humanos na direção. Imagina o que a Tesla já tem de dados de seus carros rodando, imagina que no futuro teremos mais carros autônomos do que “normais”.
A Carbon Robotics consegue limpar um campo de 2 acres por hora, evitando o uso de herbicidas, usando robôs autônomos e laser; a Halter permite que agricultores e pecuaristas gerencie suas fazendas pelo celular ou PC, mesmo aqueles setores que foram pouco impactados pelos avanços tecnológicos, agora serão!
Sabe aqueles ganhos de produtividade que vimos na economia como um todo por conta do advento dos computadores, dos smartphones, da internet e das redes sociais, pois é isso vai se espalhar para todos os setores, não tem nem como mensurar isso, nem imaginar os efeitos na economia.
Novos usuários
32% da população global ainda não usa Internet, essas pessoas começarão usando IA, não vão abrir navegador para site de busca, não vão precisar aprender inglês para entender informações do mundo inteiro, já vão chegar conversando com uma IA.
Isso deve acontecer porque a irmã da Tesla, a SpaceX, está crescendo rapidamente seu número de satélites em órbita, o que está levando sinal de internet para todos os “cantos” do mundo. O software ia engolir o mundo? A IA vai engolir o software.
Obviamente, alguns lugares não vão ter essa cobertura, mas é bem provável que o governo chinês consiga levantar um empresa para fazer isso, assim como fez com as outras inovações que apareceram no Ocidente.
Reflexões para investimentos
Esse é o salto de produtividade que a Internet e a nuvem trouxeram para a economia, pensar que isso deve ser acelerado pela IA é o que mais entusiasma quem está acompanhando essa Nova Revolução Industrial.
O macro não interfere em nossas carteiras, mas para investidores no geral vale refletir sobre até quando os problemas fiscais conseguirão fazer os juros subirem ao redor do mundo em uma economia que a produtividade aumenta de maneira relevante, porque isso é bastante deflacionário, como pôde ser visto nos últimos 25 anos.
O fato de investidores intimamente ligados a esse movimento não terem convicção para afirmar de onde vem a lucratividade com IA é, no mínimo, sugestivo. A verdade é que ningúem sabe e investir dinheiro tentando prever é uma aposta arriscada.
Isso não quer dizer que nossas carteiras não podem capturar isso, pois como focamos em ter as melhores pelo tripé (crescimento, rentabilidade e momentum), as vencedoras estarão entre nossas investíveis, como já estão atualmente.
Por fim, mas não menos importante, está claro que estamos assistindo mais um salto do capitalismo, mais pessoas terão melhor qualidade de vida, mais produtos e serviços serão criados e negociados, muito mais valor será gerado, continue comprando!